Suits | Homens de Terno (2011-2018)

Por Nagib Salha

A série Homens de Terno (SUITS), exibida pela NETFLIX, se passa em Nova Iorque e mostra as ações de advogados associados implacáveis da Pearson Specter (Litt). O elenco é simplesmente brilhante e a trama envolve temas atuais com diálogos inteligentes, oportunos e brilhantemente divertidos. Todos os personagens são apresentados de forma muito sólida em seu primeiro episódio de uma hora, abrindo facilmente o caminho para linhas opostas a um drama criminal. Pois, essa é a ideia central. Ao se envolverem em grandes casos – quase sempre com empresários de grandes corporações – paralelamente e com mais destaque, assistimos os conflitos pessoais entre os associados, da mesma forma como acontece em uma grande família.

Elenco principal

Homens de Terno é um verdadeiro show. O escritório de advocacia, gerenciado por Jessica Pearson (Gina Torres), tem ao fundo imagens do centro de Nova Iorque – com tomadas aéreas fantásticas e enquadramentos belíssimos – e três grandes advogados: Harvey Specter (Gabriel Macht), Louis Litt (Rick Hoffman) e Mike Ross (Patrick J. Adams). O mais interessante é que a série não direciona suas lentes apenas para os três protagonistas masculinos. A brilhante secretária de Harvey, Donna (Sara Rafferty), e a advogada Rachel (Meghan Markel, agora Duquesa de Sussex) também valorizam cada episódio de Suits.

Mike Ross (ótima interpretação de Patrick J. Adams) é um jovem extremamente brilhante. Possui memória fotográfica e isso o fez conseguir excelentes notas, passando em qualquer exame. Essas qualidades o levou a ser aceito pela Universidade de Harvard, masa felicidade durou pouco. Pois, ao vender uma prova para uma jovem estudante, Mike acabou se dando muito mal. A garota era filha do diretor, que acabou por descobrir tudo e expulsou o jovem promissor. Apesar de tudo, Harvey Specter e Donna apostaram em Mike Ross. Como ele se tornou advogado da maior empresa de advocacia de Nova Iorque? Isso você vai descobrir sozinho.

Louis Litt (Rick Hoffman, sensacional) é um maluco brilhante com características únicas e bastante peculiares. O grande alívio cômico da série pode ser considerado a sobremesa de cada um dos episódios. Sua participação é sempre uma grande atração, com oscilações entre humor, drama e emoção. Você vai torcer por Louis na maioria dos episódios, mesmo quando estiver decepcionado por algumas de suas atitudes egoístas.

Louis Litt (Rick Hoffman)

Ninguém é mais icônico que Harvey Specter, o diamante bruto de Jessica Pearson. Um homem com dupla personalidade, mas longe de ser “duas caras”. Ao mesmo tempo em que se mostra insensível, egoísta, violento, prepotente e egocêntrico; nos apresenta características opostas reais da sua verdadeira personalidade, como a lealdade, sinceridade, amizade, autoestima, segurança, poder de persuasão e caráter indiscutível (as vezes não). Como isso é possível? Este é o Harvey. Acima de tudo e ao lado de todos. Você vai entender.

Aaron Korsh e Sean Jablonski nos entregam a cada episódio tramas inteligentes, brilhantes, rápidas, sem nenhum clichê, atrevidas e emocionantes que ajuda a definir as características complexas de cada um dos personagens em um ritmo magnífico. Com cinematografia riquíssima de escolhas certeiras, a nossa atenção se volta para cada detalhe como complemento de cada passo da história, pois a criatividade dos roteiristas (realmente notável) acaba tornando-se dependente do cenário e da atuação.

Os textos não são difíceis e muito menos cansativos. O sarcasmo está presente na maioria dos diálogos e quase sempre com referências a filmes e séries da cultura pop ou grandes clássicos de Hollywood. A singularidade e complexidade de cada um dos personagens é o ponto mais alto da série, o que deixa o espectador distante do apego a um deles, apenas. Você pode adorar a perspicácia de Donna e, ao mesmo tempo, o humanismo de Mike, a autoestima de Harvey e as maluquices de Louis. Como também, apenas se deliciar com os ternos caríssimos, os cortes de cabelos de milhares de dólares e os vestidos deslumbrantes no corpo perfeito de Jessica Pearson. Para cada bolsa seu determinado peso. Tudo bem distribuído e prazeroso.

Homens de Terno é uma série imperdível. Um brilhante e sofisticado show de criatividade. Viciante, repleto de drama, justiça, romance e comédia que tornam cada novo episódio tão interessante quanto o anterior. Recomendo.

Homens de Terno (2011-2018) – Título original: Suits. Criado por Aaron Korsh. No elenco: Gabriel Macht, Patrick J. Adams, Rick Hoffman, Meghan Markle (Duquesa de Sussex), Gina Torres e Sarah Rafferty. EUA. Duração de 44 minutos por episódio. A série está disponível na Netflix com 108 episódios até agora.

Compartilhe: