Te Peguei! (2018)

Por Nagib Salha

Não estamos brincando! O filme do diretor Jeff Tomsic é inspirado em uma história real de pega-pega. A frase “não paramos de brincar porque envelhecemos, nos tornamos velhos porque paramos de brincar”, dita várias vezes durante o filme, é a chave desta comédia estrelada por Jeremy Renner, Jon Hamm e Ed Helms. Diversão interessante, mas com humor (as vezes) forçado e um pouco de nostalgia.

Após 30 anos, desde que os amigos Hoagie (Ed Helms), Bob Callahan (Jon Hamm), Fumaça (Hannibal Buress), Randy (Jake Johnson) e Jerry (Jeremy Renner) iniciaram o pega-pega (com regras específicas), um dos integrantes está com casamento marcado. O mais estranho disso é que os amigos de infância não foram convidados. De qualquer forma, a brincadeira não pode parar; e Hoagie tem um plano infalível para finalmente pegar o intocável Jerry (o noivo).

O início do filme já nos mostra claramente o tom da comédia. Mesmo que forçada por parte das atrizes Isla Fisher e Leslie Bibb, temos bons momentos quando a trama envolve a amizade incrível entre os personagens. As cenas que envolvem as fugas de Jerry têm o mesmo estilo de Sherlock Holmes (2009, filme com Robert Downey Jr), prevendo as investidas de seus amigos, traçando assim uma forma de escapar dos ataques e continuar invicto no pega-pega. Renner está ótimo em todas as cenas (se quer escapar, brinque como adulto).

A mensagem vista no início do longa se perde durante o resto do filme. Sim, você não consegue acreditar que aquilo realmente aconteceu (e vem acontecendo). Mas, foi em 2013 que um grande jornal publicou essa brincadeira entre adultos em sua capa. As ações hilárias do grupo na brincadeira agendada são mostradas nos créditos finais.

O diretor Jeff Tomsic fez um ótimo trabalho com os personagens, em todos os detalhes, principalmente quando se trata do carisma. Te faz gostar de todos eles. Apesar da brincadeira, as vezes com truques bem sujos, existe o sentimento real da amizade. Jeff também acerta nas sequências que são baseadas na brincadeira real, com uma diversão inofensiva entre o grupo de amigos que cresceu, mas nunca se separou e nunca envelheceu.

O elenco de Te Peguei é ótimo, gosto de praticamente todos eles. Mas, os papeis femininos não agradaram. Não sou muito fã do humor exagerado, com cortes rápidos. A química entre os homens é inegavelmente o ponto alto do longa. A trama foi bem desenvolvida, se analisarmos o desafio para transformar um simples pega-pega em algo bem interessante e muito divertido.

Te Peguei! (2018) – Título original: Tag. Dirigido por Jeff Tomsic. No elenco: Ed Helms, Jon Hamm, Jeremy Renner, Jake Johnson, Hannibal Buress, Isla Fisher, Annabelle Wallis e Leslie Bibb. EUA. Duração de 100 minutos.

Compartilhe: